domingo, 29 de maio de 2011

Para Levar nas Férias

Rampa da Penha 1972


Rampa da Penha, Julho de 1972: Ernesto Neves a caminho do trunfo, com o seu Lotus 62 apresentando um novo esquema cromático. Embora algo ultrapassado em termos internacionais, em Portugal o Lotus 62 andou sempre nos lugares cimeiros. Em 1972, apesar de ter ganho todas as rampas e dois circuitos, Néné Neves deixou escapar a vitória do campeonato para o experiente e regular Américo Nunes, no que terá sido o último grande triunfo do belo modelo Carrera 6, então já velho de 8 anos.

sábado, 28 de maio de 2011

Postais Antigos da Penha







Hotel da Penha




Chegou ao fim o litígio entre a Irmandade da Penha e a empresa Prazeres Doseados, que explora até dia 1 de Junho o Hotel da Penha. Depois dessa data, a propriedade regressa à Irmandade da Penha, 50 anos depois da concessão. O acordo foi conseguido em Tribunal, o Juiz da Irmandade afirma que “ganha Guimarães”.
Depois de várias rondas negociais e do adiamento, por parte do Tribunal das Varas com Competência Mista, do Julgamento que opunha a Prazeres Doseados, do Porto, à Irmandade da Penha, foi conseguido um acordo em Tribunal. A Irmandade da Penha pretendia provar que o contrato, assinado em 1961, com o anterior proprietário do hotel, Armindo Monteiro, que entretanto faleceu, tinha um cariz de concessão de exploração e não de arrendamento.
O acordo, ainda verbal mas perante a presença da Juíza do Tribunal situado em Creixomil, prevê o pagamento, por parte da Irmandade da Penha, de prestações crescentes nos próximos 16 anos, à empresa Prazeres Doseados. O Juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, explica ao NG que “o que separava a Irmandade da Penha da empresa Prazeres Doseados desde 2009 tinha a ver com as prestações e a utilização daquele espaço”. O acordo foi estabelecido na quinta-feira, dia 19 de Maio, data do início do Julgamento.
O responsável revela ainda que “perante a presença em Tribunal, e na negociação intermediada pela Juíza, ambas as partes chegaram a acordo”. Por um lado, “a Irmandade chegou às verbas que a Prazeres Doseados pretendia”, por outro, “a empresa deu mais tempo para o pagamento das prestações que estão em causa”, esclarece Roriz Mendes. O pagamento será feito em quinze anos, mais um de acréscimo caso se justifique, e os actuais trabalhadores do Hotel fazem parte do programa de melhoria do estabelecimento e espaço envolvente: “Como é óbvio a Irmandade vai ter um programa de requalificação global, e precisa claramente dos trabalhadores que trabalham no Hotel”, diz o Juiz da Irmandade.
Nos últimos anos o estado de degradação do Hotel levou mesmo a que algumas valências fossem desclassificadas. Para Roriz Mendes, o acordo permite “que o Hotel consiga readquirir a glória de outros tempos e que dê à Penha mais uma âncora na requalificação do seu património. É numa tentativa de rentabilização e de entrega à Penha de uma valência que até agora estava desclassificada”. Para o Juiz, “ganha o turismo religioso, cultural, de conforto, de lazer, e ganha Guimarães”.
A Irmandade aguarda agora pela notificação do Tribunal que efective o acordo já estabelecido verbalmente. No entanto, refere o mesmo que a partir do dia 1 de Junho o Hotel da Penha já está sob responsabilidade da Irmandade.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Postais Antigos da Penha



Aniversário dos 900 anos de D. Afonso Henriques

(tirado do Jornal Poetas & Trovadores.

1111 2011

Faz 900 anos - dia 25 de Julho 2011

Faço Questão de estar presente e cantar os parabéns, pois Ele merece, e a nossa historía também.

Viva o 1º Rei de Portugal

Castelo de Guimarães

Livro - Penha Encanto e Poesia



A Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha lançou no Museu Alberto Sampaio, o livro «Penha Encanto e Poesia». A obra é da autoria da escritora Ana Vieira Brito e conta com ilustrações do professor e pintor vimaranense Salgado Almeida.

Jamor 2011



Vitoria vs F.C.Porto

Apesar da derrota que foi muito pesada, o vitória tem de olhar para a frente e seguir caminho....Venha a Europa.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Trovoada atingiu teleférico em Guimarães e passageiros ficaram presos



O teleférico da Penha foi um dos primeiros a entrar em funcionamento em Portugal, em 11 de Março 1995. Faz o transporte entre a cidade de Guimarães e a Montanha da Penha, numa viagem de 1700 metros, vencendo, em alguns locais, uma altitude de 400 metros.

CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA