segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Guimarães no top 10

Porto e Guimarães no top 10 de destinos 2012 da Lonely Planet
A Lonely Planet elegeu Guimarães, próxima Capital Europeia da Cultura, como um dos destinos top 10 para 2012

A Lonely Planet elegeu Guimarães, próxima Capital Europeia da Cultura, como um dos destinos top 10 para 2012, num "ranking" de cidades liderado por Londres, enquanto o Porto entra no top 10 das cidades "best value", as que oferecem uma atraente relação qualidade-custo.

A "eleição" integra o top 10 de destinos urbanos, incluído na edição do próximo ano do marcante guia "Best in Travel" da editora britânica Lonely Planeta (LP) – hoje em dia controlada pela BBC. Guimarães surge no 6.º posto do "top das dez cidades para 2012" - liderado por Londres – e é definida como sendo "impressionantemente bonita" (ou mesmo de "cortar a respiração"). O Porto é n.º quatro no top das cidades "best value", por ser não só "adorável" como ser um "bom negócio".



Guimarães é reconhecida pela sua presença na lista do Património Mundial da UNESCO, "porém, não atrai muitos visitantes estrangeiros". Entre os destaques da justificação da entrada de Guimarães no top, referem-se o centro histórico de um “sedutor emaranhado medieval", edifícios, mansões e palácios ou o castelo.



Porto: dormir por 25 euros

E, claro, "agora é o momento para visitar” a cidade, referem, já que é a Capital Europeia da Cultura 2012 – título que partilha com Maribor (Eslovénia). Até porque, muito graças a “uma significativa população jovem", detém já uma "impressionante cena cultural" e será um “ponto central da iniciativa artística ao longo do ano", com "artistas criativos" de Portugal e Europa a mostrarem o seu trabalho.



O Porto, "a cidade que colocou o 'Port' em Portugal", dizem, "assim como o vinho do Porto no seu copo", é um "bom negócio", graças às ligações aéreas de baixo custo. É descrita como uma "cidade adorável", onde se pode dormir por 25 euros em alojamentos "recheados de antiguidades" e vista para o rio. E, sem gastar muito, passear em comboio histórico, ir à praia (referem Afurada), fazer um cruzeiro ou ficar em casas centenárias. A Ribeira merece especial referência pelas "dezenas de casas que oferecem provas de vinhos e tours baratas".



O destaque a Guimarães e Porto marca o regresso da presença portuguesa aos tops do anuário da LP: em 2011 houve uma pausa mas, em 2010, Portugal integrou o top de países, e, em 2009, Lisboa entrava no "ranking" das cidades. Há poucos dias, Guimarães integrava também um top 20 de Portugal, criado pela revista internacional "Wallpaper".

sábado, 29 de outubro de 2011

Segurança Social investiga contas da Fundação Mariana Seixas

Mais um fraude, será como a que deu cobro a A. de Almeida Fernandes


As contas da Fundação Mariana Seixas (FMS) - uma das maiores instituições de solidariedade social do distrito de Viseu - estão a ser auditadas pela Segurança Social e podem dar origem a uma acusação de burla. Isto porque as contas relativas a 2007 e 2008 não foram validadas pelo Conselho Fiscal. Em causa está a compra, por parte da fundação, de uma empresa de saúde.

Em 2004, a FMS estabeleceu um protocolo com a Clisátão, uma empresa privada de medicina do trabalho. Através do protocolo, a fundação assumia a compra de 50% da empresa, que pagaria em géneros através de uma carrinha que funcionaria como uma unidade móvel de saúde. Mais tarde a fundação comprou uma outra quota da Clisátão, que lhe permitiu controlar a empresa, e pouco depois criava a empresa Mariana Seixas Saúde. Mas, "sem ter poderes de gerência, colocou a carrinha na nova empresa e deslocalizou os clientes", contou ao DN o advogado que representa um dos sócios da Clisátão.

Segundo Elísio Lourenço, a FMS "transferiu para a nova sociedade os clientes da Clisátão, a unidade móvel de saúde, e lançou os primeiros panfletos a anunciar que a Clisátão tinha um novo nome". Neste processo, a FMS "nunca apresentou contas da Clisátão, que foi ficando descapitalizada, até que em 2007 acordou em comprar a quota, que ainda não detinha, da empresa", disse.

Um dos sócios da Clisátão, que ainda tem existência legal, tem reclamado o pagamento da venda, de 60 mil euros, que nunca chegaram a ser pagos. Elísio Lourenço, o advogado que representa esse cliente, lembra que "em abstracto há aqui uma usurpação de funções e, no limite, um crime de furto e burla porque a fundação não tinha poderes de gerência, não podia transmitir a viatura nem retirar os clientes ou tão-pouco dizer que a empresa mudou de nome sem o acordo de todos os sócios".

O presidente da FMS, Francisco Peixoto, garantiu que "as quotas sociais compradas foram efectivamente pagas no acto da escritura". Porém, reconheceu a existência de "um sócio da sociedade Clisátão, com capital social inferior a 10%" com quem não chegou a acordo. Além disso, Peixoto lembrou que a fundação "assumiu, sozinha, encargos e responsabilidades na manutenção da Clisátão que não deu as exigências legais de exercício da actividade".

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DaPenha vi a Povoa de Varzim




Estava na Penha "Pio IX" e não vi o mar da Povoa, vi sim uma cidade vazia de pessoas que tinham ido para a Povoa, e se quis ir ver o mar tive de ver primeiro as pessoas na Povoa.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Padrão de S. Lázaro


Estereoscópia de Antero Frederico de Seabra, 1858.
Vista da Rua de D. João I. À direita, o Padrão de S. Lázaro.

Este monumento de certa forma está marginalizado em relação aos restantes monumentos da cidade.

Clube de Vespas em Guimarães





Fundado em 2004 e está de boa saúde, tem tido um papel de grande importância na divulgação e restauro das míticas scooters Vespa da marca Piaggio.

Participam nas marchas Gualterianas de 2011.

http://vcguimaraes.forumeiros.com/

Postal da Penha anos 70



Paisagem verde, muito bonito.

Paços dos Duques de Bragança




Mandado construir pelo Infante D. Afonso, entre 1420 e 1422, o Paço Ducal de Guimarães é um dos monumentos mais estudados e intervencionados do país.
Estrutura-se a partir de um pátio central, em torno do qual se dispõem as dependências organizadas em sectores funcionais.
O conjunto que hoje se pode admirar é o resultado de um inventivo restauro iniciado em 1937 e comandado pelo arquitecto Rogério Azevedo, que se inspirou em monumentos análogos da Europa tardo-medieval e numa ilusão de monumentalidade não assegurada pelas ruínas do conjunto que encontrou no inicio do século XX.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Toural XXI




O toural ainda não está pronto e já tem gajos cansados, é à imagem do toural que já cansa passar lá.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nasceu à 900 anos



O nosso 1º Rei nasceu à 900 anos como reza a tradição, pois documentos físicos nem vê-los, existem sim teses e palvras de alguns iluminados que querem a fama para eles.

Programa:

As festividades têm início no Domingo 24 de Julho, com a realização de um Jantar Medieval, no Restaurante Histórico, que terá a participação do grupo de teatro "O Bando do Gil".

No dia 25, segunda-feira, pelas 18h00 segue-se uma romagem ao monumento de D. Afonso Henriques, junto ao Paço dos Duques de Bragança, seguido de uma missa comemorativa, presidida pelo Exmo. D. Prior Mons. José Maria Lima Carvalho, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, pelas 19h00.
Pelas 21h30, será realizada a apresentação do livro "D. Afonso Henriques - 900 Anos de seu nascimento (1111-2011)", na sede das juntas de freguesia da Cidade, S. Sebastião, S. Paio e Oliveira do Castelo, no S. Francisco Centro.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Primeira Comissão da Marcha Milaneza



Comissão organzadora da primeira «Marcha Milaneza» (depois «Marcha Gualteriana»)

De pé, da esquerda para a direita: Joaquim Gonçalves Barroso, José Machado, não identificado, não identificado, José Mendes de Oliveira, Domingos Martins Fernandes, Raul Rocha, Sr. Ferreira. Sentados: António José Pereira Rodrigues, Padre Gaspar Roriz, Joaquim Alberto Costa e Prof. José de Pina.
Ano: 1906

sábado, 9 de julho de 2011

A verdade




Estes dois livros esclarecem todas as dúvidas a quem é teimoso.

A mentira



Enquanto os desastrados de Viseu cantam vitoria de uma mentira confirmada, outros por terem culpa no cartório tentam desmentir com exemplos e infâmia para tentarem provar o que não existe e descartarem-se da responsabilidade e da vergonha que algum dia compactuaram e assumiram em nome do proveito próprio e da sua inteligência disparatada.

sábado, 25 de junho de 2011

Logótipo CEC - Rotunda Covas

Selos de Guimarães - O Conquistador



D. AFONSO HENRIQUES. “O Conquistador”, fundador da monarquia portuguesa é um dos vultos mais notáveis da História da Idade Média, nasceu em Guimarães no ano de 1111 e era filho do Conde D.Henrique e de D. Teresa. Até aos 12 anos esteve entregue aos cuidados do seu aio Egas Moniz, e aos 14 anos foi armado cavaleiro na Catedral de Samora. Ainda novo, insurge-se contra sua mãe que lhe comprometia o futuro governo do condado, governo nas mãos de D. Teresa desde a morte de D. Henrique, vencendo-a em 1128 na batalha de S. Mamede. Em 1139 vence os mouros na batalha de Ourique, e em1140 é considerado Rei de Portugal, sendo em 1143 reconhecido pelo Papa Inocêncio II. A partir desta data, muito aumenta o território, com uma série de conquistas aos mouros. Toma Lisboa em 1147,seguindo-se Sintra, Almada, Palmela, Alenquer, Alcácer do Sal, Évora e Beja. Em 1149 conquista Santarém continuando a combater até aos últimos dias da sua vida. Do seu casamento com D. Mafalda em 1146, nasceram os filhos D. Sancho e D. Urraca. Faleceu com 74 anos, em 6 de Dezembro de 1185, estando sepultado no Convento de Santa Cruz de Coimbra, que ele fundara.

Moldura de autoria do Major Eduardo Avelino Ramos da Costa, e fotografia da estátua existente em Guimarães e que é do escultor Soares dos Reis.

Gravura a talhe doce de George Harrison e NormanBroad.

Foram emitidos 191.600 selos de $02 amarelo laranja, 206.800 selos de $04 verde esmeralda,161.000 selos de $06 castanho claro, e 146.800 selos de $16 azul ultramarino.

terça-feira, 21 de junho de 2011

domingo, 19 de junho de 2011

Catálogo da Ribeirinho







Fundada em 1905 na cidade de Guimarães por Manuel Teixeira, dedicava-se ao fabrico de pentes de chifre, travessas, ganchos e acessórios para o cabelo.

Depois da II Guerra Mundial já sob a direcção de José Machado Teixeira, filho do fundador, a fábrica moderniza-se com máquinas de injecção de plástico e em 1950 inicia a produção de brinquedos.

Fabricou nesta altura carrinhos, pequenos bonecos pintados à mão, vasos com flores, camiões e miniaturas de automóveis em celulóide.

Foi uma das primeiras empresas a utilizar a metalização do plástico nos seus produtos.

No final dos anos setenta a empresa diversificou de novo a sua produção e abandona a produção de brinquedos.

Artigos vendidos na Drogaria




Drogaria Fernandes & Irmão, Sucessor





Etiquetas pertencentes a Drogaria Fernandes Guimarães & Irmão, Sucessor, cerca de 1911, a loja ainda existe mas vende outro tipo de artigos, sendo ainda da mesma familia.


A Rua antes de se chamar Rua da República, chamava-se Rua da Rainha, e depois de ser Rua da República torna-se a chamar Rua da Rainha.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Logótipo Humano da CEC




Bonito de se ver.........mas sobre este logótipo tem muito a dizer e esconder!!!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

VII Acanac da FNA - III Jamboree


SÓ PARA O ANO QUE VEM
19 a 22 de Julho de 2012

http://www.porto.fna-escutismo.org/page/acanac12.htm

Projecto da Igreja da Penha




Projecto da Igreja da Penha, Guimarães (1930.

Parque de Campismo da Penha



O parque de campismo da Penha em Guimarães, dá-nos a conhecer o que de melhor existe em termos de paisagem e de socego, um local quase que se pode dizer de culto, sente-se a natureza e a paz que por vezes necessitamos para ganhar forças e enfrentar o dia a dia.....

domingo, 12 de junho de 2011

Soares dos Reis



Monumento a D. Afonso Henriques inaugurado em 20 de Outubro de 1887, Estátua da autoria de Soares dos Reis.

Esta estátua já passou por vários sítios, hoje enconta-se na colina sagrada, ao lado do Paços dos Duques de Bragança e tem por detrás a Capela de S. Miguel, onde D. Afonso Henriques foi Baptizado. Ao fundo está o Castelo onde daí partiu para as suas conquistas.

24 de Junho de 2011




COMEMORAÇÕES DO 24 DE JUNHO – DIA UM DE PORTUGAL



Batalha de S. Mamede

sábado, 11 de junho de 2011

900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques




Se em 1911 se comemoraram os 800 anos do nascimento do 1º Rei de Portugal, porque é que em 2011 não se pode comemorar os 900 anos do seu nascimento?

É verdade que este ano se vai comemorar os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, está marcado o dia "25 de Julho de 2011", será oficial para quem quiser aparecer, para cantar os parabéns e colocar uma coroa de flores na sua estátua, pois as entidades que o deveriam fazer oficialmente "Camara, SMS e outros", estão a virar a cara ao lado e a fazer ouvidos de mercador, não querem reconhecer a tradição que já existe e está a fazer pelo menos em século.

É verdade que em 1811, 1711, nunca se comemorou estas datas, mas a verdade é crua e nua, onde estão os documentos que mostrem que não foi no ano de 1111.

É verdade que foram alguns senhores que quiseram escrever o seu nome nos jornais actuais e modificar a tradição ja sécular que existia na Cidade de Guimarães, Muita palavra gasta e muito pouco resultado.

Porque Ele merece, Ele merecia muito mais.....em breve mais informação.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sobre a penha e não só



Como já tenho vindo a publicar algumas fotos e postais sobre o monte da Penha, não será demais começar a postar outro tipo de assuntos que não sejam exclusivamente sobre a Penha, embora não querendo fugir ao tema, tentarei abordar assuntos sobre a cidade de Guimarães.........

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PAPA PIO IX

No ponto mais alto da Cidade, encontra-se o PAPA Pio IX, sem duvida um local de culto e de beleza.